Forever Young

Viver para sempre ? Impossível. Viver bem ? Depende só de nós...

Há 11 anos atrás perdemos o nosso melhor goleiro: Moacir Barbosa.

Sei que tem gente que odeia futebol, mas a história desse arqueiro que marcou época não só no Vasco, como na seleção brasileira é algo emocionante. Acabei de ler o livro "Os dez mais do Vasco" em que há um capítulo contando um pouco mais da sua trajetória.
Pra quem não sabe, ele ficou marcado pelo gol de Gighia, na final da Copa de 1950, quando o Brasil perdeu pro Uruguai, em pleno Maracanã. Ele chutou sem ângulo e a bola entrou entre a trave e Barbosa, calando o Maracanã, que recebeu mais de 200 mil pessoas.
O fato de ser goleiro, ter jogado no Vasco e ser negro, contribuiu para que Barbosa fosse perseguido pelo fatídico gol até a sua morte, em 2000. Para a torcida do Vasco, ele será lembrado pra sempre como um herói e responsável direto por um de nossos maiores títulos. Em 1948, jogávamos pelo empate contra o River Plate-ARG, para levar o primeiro título sul-americano da história de clubes. O juiz inventou um pênalti no finalzinho da prorrogação, com o jogo no 0x0. Barbosa foi buscar, defendeu o pênalti cobrado por Labruña e trouxe a taça pra Sao Januário. O torneio serviu como base para a criação da Taça Libertadores e Liga dos Campeões da Europa. Era o Expresso da Vitória, o melhor time das Américas na década de 40.



O Vasco de todos os tempos da Revista Placar escolheu Barbosa como melhor goleiro, fazendo justiça à sua história.

Foto emocionante, uma das últimas em vida: No centenário do Vasco, em 98, com os ex-craques Alcir, Brito, Vavá e Dinamite. Barbosa era apaixonado pelo Vasco.

O gol do Uruguai que marcou a carreira de toda a geração da época.

Barbosa morreu esquecido em SP. Soltou essa em uma de suas últimas frases em entrevistas : 
" A pena máxima por um crime no Brasil é de 30 anos. E estou sendo culpado há mais de quarenta por aquele gol.. "

0 pitacos nesse post.:

Postar um comentário

Comentem sempre, sem moderação. Mas respeite meu ponto de vista, que respeitarei o seu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Denuncie a homofobia !

Contato

Sugestões, elogios ou críticas: me adicionem no MSN: raphael_martins_fy25@hotmail.com

O mesmo vale para o Facebook:

http://www.facebook.com/raphael.martins.399

Ou Skype :

raphaelmartinsfy

Só avisem que são leitores do blog ao adicionar, ok?

Abraço a todos.

Comentários... colaborem em seus blogs...

Adoro comentar no blog de vocês e que comentem no meu , pois cria uma interação maior entre os leitores. Quem não é de comentar, ao menos clique na caixinha se gostou ou não da postagem.

IMPORTANTE: POR FAVOR, NÃO DIFICULTEM OS COMENTÁRIOS NO BLOG DE VOCÊS...

Alguns blogs ainda tem aquelas letrinhas de confirmação pra quem quer comentar. Isso estressa e desestimula quem gosta de comentar, muitos desistem.
Peço encarecidamente que façam o teste: tentem comentar em seu próprio blog. Se aparecerem as benditas letrinhas vá em Painel ; Detalhes ; Comentários ; Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Não !!

Obrigado !!
Raphael Martins. Tecnologia do Blogger.