Forever Young

Viver para sempre ? Impossível. Viver bem ? Depende só de nós...

Ro Fers e seu inseparável " Cujo " !

Não tenho como não zoar o Ro Fers... cujo toda postagem escreve a palavra "cujo". O blog dele é legal, cujo trata de temas do cotidiano, cujo ele vive. 
Bem que eu tentei, mas não consigo usar tanto esta palavra como esse meu camarada ... :D
Pra quem tem dificuldade, como eu... lá vai a dica:



COMO USAR O "CUJO"

O cujo é um pronome relativo que quase nunca utilizamos na fala coloquial, na linguagem cotidiana. Mas ele aparece em textos e é fácil de compreender seu sentido. Saiba, agora, como utilizá-lo em seu texto:

Usamos o cujo para indicar algo ou alguém que está relacionado a outro algo ou alguém. Esse pronome indica uma relação de posse e seu lugar em uma frase é entre o possuidor e o possuído. Fica mais fácil se mostrarmos um exemplo. Veja:

Eu conheci a mulher. O cachorro da mulher foi atropelado. àpodemos unir as duas frases pelo elemento comum, que é “mulher”, usando o cujo.

Eu conheci a mulher cujo cachorro foi atropelado.

O cachorro está relacionado à mulher, trata-se o cachorro dela. No lugar de cachorro, poderíamos falar dos trabalhos da mulher, de sua filha ou de qualquer coisa que ela possua.

Eu conheci a mulher cujo trabalho recebeu elogios. (o trabalho da mulher)

Eu conheci a mulher cuja filha estuda matemática. (a filha da mulher)

Agora que você já sabe a função de cujo, lembre-se:

- Depois de cujo, é errado utilizar artigo definido (o, a, os, as). Jamais diga ou escreva “cujo o”. O correto é escrever “Este é o autor cujo livro gostei de ler”. É errado escrever “Este é o autor cujo o livro gostei de ler.”

- O cujo sempre concorda em gênero e número com o termo subsequente a ele.

Esta é a mulher cujas filhas estudam comigo.

- Caso a regência dos termos da 2a oração exija preposição, ela deve ser utilizada antes de cujo.

A mulher de cuja filha falei está lá. (porque fala-se de alguém ou algo)

Esta é a mulher em cujos cuidados confiamos. (porque confia-se em alguém ou algo)

Cujo também é um filme de horror baseado no livro homônimo "Cujo" de Stephen King. O livro foi adaptado para o cinema em 1983 e dirigido por Lewis Teague, através do roteiro feito por Lauren Currier. O filme ficou na 58° posição na lista dos 100 filmes mais assustadores, feitos pela Bravo





Abraço ao Ro Fers, cujo nome tá sempre por aqui !!! kkkk

7 pitacos nesse post.:

hahahahahahaa...
Oloko uma aula de português.....
Pior cara, tenho que parar de usar o cujo, já levei feedbacks de minha supervisora do antigo trabalho, pois ela vivia criticando meus e-mails, afirmando que o "cujo" não tinha nenhum sentido...

Depois dessa, vou me policiar para evitar usar esse termo, cujo muito cujo, enche o saco neh...kkkkk
Forte abraço kbção....

 

pois é, Ro, vamos deixar de usar cujo por um tempo, assim seu vicio some.

 

Se continuar usando, mas usar sempre de forma correta a gente já tah super-no lucro, pk no texto dele volta e meia tem um "cujo" q não tem menor sentido de ser!!!!

Aki.. Pra onde mando as perguntas pro cara comum???

 

parabéns ao Raphael pela coragem e ao Ro pelo entendimento ...

 

sou fã confesso de stephen king e também de boas regras gramaticais.
bacana o post.

 

Se continuar usando, mas usar sempre de forma correta a gente já tah super no lucro [2].

E olha que eu nem faço questão de uma rigorosa correção gramatical, hein?

 

aloha foreveryoung25.blogspot.com blogger found your site via Google but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered site which offer to dramatically increase traffic to your site http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my blog. Hope this helps :) They offer best backlinks Take care. Jason

 

Postar um comentário

Comentem sempre, sem moderação. Mas respeite meu ponto de vista, que respeitarei o seu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Denuncie a homofobia !

Contato

Sugestões, elogios ou críticas: me adicionem no MSN: raphael_martins_fy25@hotmail.com

O mesmo vale para o Facebook:

http://www.facebook.com/raphael.martins.399

Ou Skype :

raphaelmartinsfy

Só avisem que são leitores do blog ao adicionar, ok?

Abraço a todos.

Comentários... colaborem em seus blogs...

Adoro comentar no blog de vocês e que comentem no meu , pois cria uma interação maior entre os leitores. Quem não é de comentar, ao menos clique na caixinha se gostou ou não da postagem.

IMPORTANTE: POR FAVOR, NÃO DIFICULTEM OS COMENTÁRIOS NO BLOG DE VOCÊS...

Alguns blogs ainda tem aquelas letrinhas de confirmação pra quem quer comentar. Isso estressa e desestimula quem gosta de comentar, muitos desistem.
Peço encarecidamente que façam o teste: tentem comentar em seu próprio blog. Se aparecerem as benditas letrinhas vá em Painel ; Detalhes ; Comentários ; Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Não !!

Obrigado !!
Raphael Martins. Tecnologia do Blogger.