Forever Young

Viver para sempre ? Impossível. Viver bem ? Depende só de nós...

A banalização do luto


Esse acidente em Santa Maria só veio confirmar o óbvio : o povo, no geral adora notícias de tragédia ! Não digo que não foi triste receber a notícia da morte de centenas de pessoas. Sim, foi. Mas centenas de pessoas morrem todos os dias, no Brasil e no mundo. Imaginem colocar todas elas no noticiário ?  

O que me incomoda não é nem a notícia em si, mas o excesso. Pra quem só tem acesso à TV aberta, teve que se contestar com uma enxurrada de detalhes sobre a tragédia e muito pouco se noticiou sobre providências concretas para que incidentes parecidos não ocorram. Alguém aqui acredita que não vai acontecer novamente e que os responsáveis permanecerão na prisão ? Vale lembrar: isso é Brasil !

Na minha opinião, isso é apenas uma tática pra distrair a atenção da população, enquanto coisas piores acontecem nos bastidores ( principalmente na política ). 

Os que não tem um senso crítico apurado são " convidados ao luto obrigatório ". Sim... quem não admitir que está de luto, está sendo desumano, frio e será tratado como um ser humano da pior espécie. A mídia quer que você esteja de luto. Não importa se você conhece ou não alguma vítima. Não interessa se a grande maioria não sabe nem pra que lado do Brasil fica Santa Maria. Isso é o de menos !

Para mim, o luto é algo natural e não algo imposto. Eu, por exemplo: fico de luto quando morre um ente querido meu ou de alguma pessoa querida. Ou até mesmo de um artista que eu seja muito, muito fã... tipo Michael Jackson. Na minha concepção, deve rolar ao menos lágrimas e sua rotina deve ser mudada em alguma coisa.

Agora dizer que estar de luto ( falso ) é ser solidário é outra hipocrisia. Pouquíssimas pessoas se ofereceram pra doar sangue aos feridos, em recuperação. Haviam muito mais pessoas preocupadas em ir ao enterro das vítimas, pra fazer número. 

Acho que ajudaria muito mais a confortar as famílias das vítimas se alguma lei fosse sancionada no sentido de proibir super lotações em áreas deste tipo ou mesmo de agir com mais rigor no quesito saídas de emergência, extintores de incêndio, etc. Ficar de mimimi e fingir luto no FB é fácil. Quero ver fazer algo a respeito.

Ah... outra gafe que eu reparei: o HEMO- RIO está enviando bolsas e bolsas de sangue para Santa Maria, em sinal de " solidariedade ". Até aí tudo bem. O que não entendo é que eles estão sempre dizendo que a quantidade de doadores no RJ não dá vazão aos moradores da própria cidade. Pergunta que não quer calar: Não vão precisar de sangue no RJ em sinal de solidariedade ao acidente no RS ? OBS : O mesmo HEMO-RIO que considera o sangue dos homossexuais como impuro.



11 pitacos nesse post.:

Você parece meio bravo... mas, (rs) nada que aconteça na politica é mais triste e feio que a morte de 232 pessoas(por enquanto), jovens e saudáveis por negligência e interesse de terceiros.
E, eu acho sim, que o luto, no FB, ou na cidade, estado, país.. é uma forma de respeito e solidariedade à dor dos que ficaram sem seus filhos, amigos, amores.
Nesses casos, costumo tentar me colocar no lugar dos que estão sofrendo. É muito triste.
Não que a morte de um só, ou dois, em acidentes, drogas, assassinatos não seja triste, é sim... mas mortes inesperadas como essas...são traumáticas.
Quanto as doações... tenha certeza, não faltará sangue nem pele para ninguém que precisar, seja no Rio, SP, Minas, Pernambuco ou Rio G.do Sul.
Pense bem meu querido, e coloque-se ou aos que ama, no lugar de algumas daquelas pessoas. Dos que ficaram ou dos que se foram.
É uma boa maneira de ser um crítico apurado e melhor...assertivo!!!

Beijos meu lindo

 

Nervoso? Nem um pouco... rs. O problema é que não é de hoje. A mídia é meio " papa defunto ". Vai usar essa noticia até cansar, até que surja outra tragédia. Quem viver, verá...

 

"Vamos pedir piedade. Senhor piedade... A essa gente careta e covarde"

Pois é amigo... Isso é a imprensa Brasileira. Essa não é a primeira vez de que se aproveitam de uma tragédia para fazer sensasionalismo. Não lembra do caso Izabela Nardodi? Pois é... É sempre assim. Se aproveitam da vida dos outros para tomar as atenções e aumentar a audiência... A ainda dizem que a Globo é séria, não é sensasionalista... Avá, né?

Eu só acho que, tipo... Legal o Hemorio disponibilizar o sangue pro pessoal de lá... Acho que isso é uma atitude certa. Até porque, por mais que nós precisemos de sangue, nesse momento, sçao eles que estçao precisando. E não é o Hemorio que considera o nosso sangue impuro... É o Ministério da Saúde (ou seja, o buraco é mais em baixo).

Muito bom o post, Raphinha... Até

 

Eu concordo contigo, sem deixar de lado o fato de ser uma tragédia, como você disse nas primeiras linhas. Mas também fico "bravo" com os freqüentadores. Quantos se preocupam em fiscalizar por conta própria? Saber onde fica a saída? Quantos prestam atenção nas mensagens do cinema antes de cada sessão? E nas aeromoças? É triste sim, mas a responsabilidade é de todos.

 

Acho que são duas coisas distintas. Vendo a tragédia e a dor das pessoas acho que não dá para deixar de se colocar no lugar daquelas pessoas e sentir que deve ser muito duro passar por isso. Enfim achei realmente tudo lamentável, principalmente por ter vitimado pessoas tão jovens com tanto o que viver.

Mas acho que a imprensa exagera sim. A imprensa explora mesmo de forma escancarada. Monta o circo dos horrores mesmo e fica cutucando aquilo semanas e semanas. Acho que um pouco de respeito com a dor das pessoas cairia bem.

Beijocas

 

o fato em si é uma tragédia, mas só isto pois tudo ficará como antes semana q vem até q a próxima ocorra ... agora, sua reflexão é perfeita ... nojo desta imprensa q só sabe alardear desgraça enquanto ela estiver dando ibope ... logo q isto não render mais o assunto cai no esquecimento de todos em particular desta imprensa sensacionalista ;;;

bjão

 

Raphael:

A mídia explora a exaustão a história toda, tudo pela audiência mesmo, vc disse a mais pura verdade.

Eu fiquei muito triste de verdade com tudo isto, mas me isentei de ver as reportagens ou ler matérias, não tenho mais saúde psicológica pra tantaaa dor.

Linda semana. Abraços querido.

 

E não sei se repararam... mas não morreu peixe pequeno ali, não ! Eram praticamente todos de classe média alta. E militar tb envolvido. Tá aí o interesse da má mídia ( entenda-se Rede Globo de TV ).

 

Sim, morreram mais de 200 pessoas. E quantas morrem por dia na fila dos hospitais públicos? Esses não merecem um minuto de silêncio no JN ? Mas os playboys que estavam bebendo agora são heróis nacionais, com direito a pronunciamento da Dilma. Chega a me dar coceira... será que só eu enxergo assim ? A hipocrisia oriunda da alienação, me incomoda profundamente. Hoje, no noticiário, dedicaram mais de meia hora pra se aprofundar na tragédia. Pessoas se aproveitando pra aparecer na TV como piedosas e santas. Passeatas e luto coletivo. Todo dia milhares de pessoas morrem, NO MUNDO. Se é pra ficar de luto por desconhecidos, ficaremos TODOS OS DIAS. As pessoas não param de morrer, apesar de a Globo achar que não morreu mais ninguém desde aquele incêndio. O tempo parou. E o povo acreditou.

 

Até a Lady Gaga postou uma foto supostamente rezando pelas vítimas do incêndio no RS. Sim, sim... altruísmo ! Sequer passou pela cabeça em passar uma imagem de boa samaritana... se fosse pra rezar, pra que tirar uma foto rezando e postar na internet ? Ridículo !

 

Postar um comentário

Comentem sempre, sem moderação. Mas respeite meu ponto de vista, que respeitarei o seu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Denuncie a homofobia !

Contato

Sugestões, elogios ou críticas: me adicionem no MSN: raphael_martins_fy25@hotmail.com

O mesmo vale para o Facebook:

http://www.facebook.com/raphael.martins.399

Ou Skype :

raphaelmartinsfy

Só avisem que são leitores do blog ao adicionar, ok?

Abraço a todos.

Comentários... colaborem em seus blogs...

Adoro comentar no blog de vocês e que comentem no meu , pois cria uma interação maior entre os leitores. Quem não é de comentar, ao menos clique na caixinha se gostou ou não da postagem.

IMPORTANTE: POR FAVOR, NÃO DIFICULTEM OS COMENTÁRIOS NO BLOG DE VOCÊS...

Alguns blogs ainda tem aquelas letrinhas de confirmação pra quem quer comentar. Isso estressa e desestimula quem gosta de comentar, muitos desistem.
Peço encarecidamente que façam o teste: tentem comentar em seu próprio blog. Se aparecerem as benditas letrinhas vá em Painel ; Detalhes ; Comentários ; Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Não !!

Obrigado !!
Raphael Martins. Tecnologia do Blogger.