Forever Young

Viver para sempre ? Impossível. Viver bem ? Depende só de nós...

Niver de 2 anos do FY : O tempo Vs Relacionamento . Por Edílson Cravo.




Quando recebi o convite do querido Raphael, me senti profundamente lisonjeado e surpreso ao receber a missão de produzir um texto que falasse da relação tempo Vs relacionamento. Achei um tema pertinente e confesso que me senti à vontade para falar de algo que é um assunto recorrente no meu blog


Esta postagem integra um grupo de postagens de alguns amigos blogueiros do Rapha e foi feita especialmente pro Forever Young em virtude do seu 2º aniversário, espero que a apreciem tanto quanto eu ao produzi-la. 

Um beijo grande.








Acho que antes de mais nada devemos dizer que quando duas pessoas se juntam, resolvem assumir um relacionamento amoroso precisamos ter em mente que estão se juntando não apenas duas pessoas, mas como também, duas histórias de vidas distintas, que vieram de diferentes formações culturais, afetivas e familiares. Precisamos também ressaltar que o amor não sobrevive a egos inflados, portanto pra início de conversa, aprenda a domar o seu para poder conviver com outra pessoa. Acho que são determinadas premissas que não podem (e não devem ser esquecidas jamais).

O ato de relacionar-se seja em qualquer esfera, é algo complexo e trabalhoso. Não pense você que é algo fácil e simples, porque não o é. Talvez isto explique o número de pessoas sozinhas, que se tornaram profundamente egóicas e individualistas pois não possuem preparo psicológico adequado para lidar com o outro. A máxima de Gikovate explicita perfeitamente o que quero dizer: “Só vive bem com o outro, quem vive bem consigo mesmo”. Não dá, é impraticável estabelecermos vínculos afetivos se antes não tivermos aparados nossas arestas, nossas mazelas afetivas. Começa errado quem pensa que a outra pessoa tem o papel de completar algo. Não, não pode ser assim, porque ao pensarmos assim estamos assumindo que o outro vem para nos completar e que não somos seres inteiros. Ao invés de falar: quero o outro me complete; diga: quero o outro agregue coisas a minha vida.

Com o tempo aprendemos a lidar com as nossas deficiências, fantasmas, dificuldades. Na medida que vamos nos conhecendo melhor vamos melhorando a nossa relação com o nosso parceiro/a. Aprendemos todos os dias um pouquinho mais. Errado quem pensa que não se aprende, não se agrega novas coisas com o companheiro. Nós somos a soma de tudo que vivemos, ouvimos, vemos, lemos, os lugares por onde passamos, por isto, a experiência do relacionar-se é tão importante. Em alguns momentos estaremos mais receptivos, harmonizados com o nosso parceiro, as afinidades estarão mais acentuadas, mas em outros sentiremos uma desconfortável sensação de estranhamento, de pensarmos em abandonar tudo, jogarmos a toalha, terminarmos o relacionamento, mas neste exato momento devemos pesar os prós e os contras, reavaliarmos nossas historias, a historia que construímos com os nossos parceiros/as. Às vezes se faz necessário terminar, às vezes não.

A arte do relacionar-se está totalmente ligada ao respeito ás diferenças, pois se eu sei que sou diferente de outra pessoa, preciso ter em mente que todos somos distintos e teremos impulsos e reações díspares. Não é viável manter um relacionamento de longa duração se nós não conseguirmos nos desprender do nosso ego, da nossa mania de querermos sempre estar sempre certos e imputar ao outro a culpa quando algo dá errado. Ambos acertam e erram em uma relação e isto precisa ficar muito claro. Se você que está me lendo tem vontade de relacionar-se afetivamente com outra pessoa pense bem nestas coisas. O amor se constrói no dia-a-dia, no convívio com as diferenças, sabendo respeitar limites, com bastante diálogo, compreensão, amizade e boa vontade. Não se cresce sem dor, sem sofrimento. As coisas não serão sempre um mar de rosas, mas se você quer que seu relacionamento deslanche de uma vez por todas, saiba que sem perseverança e respeito não conseguimos construir nada.

O tempo chega para nos trazer aquela paz, aquele olhar de serenidade que antes não tínhamos. O tempo nos traz o amadurecimento que só adquire quem já sofreu por amor e hoje busca acertar. Quando uma das partes pede um tempo não está necessariamente querendo terminar, está apenas querendo reavaliar a relação e tentando melhorar pra si mesmo e para a outra pessoa. De repente no “tempo”que se pede estamos de uma certa forma pedindo um pouco do ar que nos foi retirado, do espaço que nos foi roubado (porque deixamos obviamente...rs). Infelizmente muitas vezes o amor que deveria ser uma coisa leve, gostosa e prazerosa nos sufoca e neste momento precisamos parar, pensar e reavaliar nossas condutas. Não existe uma cartilha para quem quer amar, amar se aprende amando. Amar é o exercício diário da generosidade e respeito ao próximo.

Edílson Cravo


Pessoal, o Edílson tratou do tema de forma pertinente e brilhante. Achei interessante pedir a ele para esse assunto, pois o Edílson assim como eu, se esforça para manter uma relação duradoura. E o ser amado tem muito mais diferenças do que semelhanças com ele, assim como acontece comigo e com Juanzito. 

Enfim... obrigado, Edílson e estou adorando estes posts especiais. É uma forma de interação diferente para os 2 anos de blog. Afinal, qual seria a graça de ter um blog se não houvessem nossos amigos blogueiros ? 

Até a próxima !

Raphael Martins

6 pitacos nesse post.:

Pertinente, objetivo e centrado ... relacionamento é tudo isto mesmo ... o segredo maior está no comprometimento dos dois com a transparência, a cumplicidade e o respeito ...

bjão aos dois ,,,

 

Edilson, você foi absolutamente perfeito em suas colocações, pena que nem todos estejam dispostos a aceitar o outro como ele é, sem cobranças.
Bjux

 

Eu sinmplesmente adoro o jeito como o Edilson escreve. Até estava comentando isso com o Raphael quando veio aqui em casa.

Geralmente seus textos são cheios de pontos que nos faz questinonar.

Edilson, um dia quando estivermos na mesma cidade quero te conhecer.

Texto fantástico, realmente só podemos nos relacionar bem com o outro se não deixarmos nosso ego egolir a relação e temos que estar bem conosco para podermos nos relacionar.

Beijocas

 

Ter um relacionamento é uma aprendizado e tanto, quase sempre começamos pelos motivos errados e temos que ir aprendendo e "trocando o pneu com o carro em movimento"...

O texto é muito bacana e eu concordo com ele... quem vem, vem para andar junto não para salvar ou ser o centro do nosso mundo!..

Abração!

 

-Saber aceitar e respeitar as diferenças e os limites de cada um.
Acho isso essencial. Onde não existe respeito e uma certa dose de aceitação, não existe relacionamento que perdure.
Além disso... só AMOR.... imprescindível.

Parabéns Edilson...ótimo texto.
Beijão aos dois

 

Raphael:

Fiquei muito feliz com o convite de participar com uma postagem em seu blog e espero que tenha sido proveitosa a postagem a todos.

Um excelente fim de semana. Abraços querido.

 

Postar um comentário

Comentem sempre, sem moderação. Mas respeite meu ponto de vista, que respeitarei o seu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Denuncie a homofobia !

Contato

Sugestões, elogios ou críticas: me adicionem no MSN: raphael_martins_fy25@hotmail.com

O mesmo vale para o Facebook:

http://www.facebook.com/raphael.martins.399

Ou Skype :

raphaelmartinsfy

Só avisem que são leitores do blog ao adicionar, ok?

Abraço a todos.

Comentários... colaborem em seus blogs...

Adoro comentar no blog de vocês e que comentem no meu , pois cria uma interação maior entre os leitores. Quem não é de comentar, ao menos clique na caixinha se gostou ou não da postagem.

IMPORTANTE: POR FAVOR, NÃO DIFICULTEM OS COMENTÁRIOS NO BLOG DE VOCÊS...

Alguns blogs ainda tem aquelas letrinhas de confirmação pra quem quer comentar. Isso estressa e desestimula quem gosta de comentar, muitos desistem.
Peço encarecidamente que façam o teste: tentem comentar em seu próprio blog. Se aparecerem as benditas letrinhas vá em Painel ; Detalhes ; Comentários ; Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Não !!

Obrigado !!
Raphael Martins. Tecnologia do Blogger.