Forever Young

Viver para sempre ? Impossível. Viver bem ? Depende só de nós...

Mudanças... PT 3 ( Educação Financeira ).


No final do ano passado, participei de um congresso nacional chamado Expo Money. O evento oferecia palestras sobre como lidar com dinheiro, mercado de ações, investimentos, etc... Confesso que aprendi bastante.

Sempre me considerei controlado financeiramente, mas nunca consegui juntar uma boa quantia em dinheiro. O pouco rendimento da caderneta de poupança desanima bastante, mas não pode servir como desculpa para não poupar. 

Precisamos ter um dinheiro guardado para questões emergenciais e outro para realizar nossos sonhos. Comprei dois livros sobre Terapia Financeira ( autor Reinaldo Domingos ), que nos ensina a controlar melhor nossa renda. 

Costumava gastar em média R$ 600 por mês com cartões de crédito. Um verdadeiro absurdo. Resolvi cortar os gastos e enxugar meu orçamento. Hoje, minhas faturas não passam de R$150. 

Como conseguir isso ? Basta escrever, em um caderno, quais são seus sonhos... a curto, médio e a longo prazo. Resolvi fazer o teste. 

A curto prazo : Uma viagem.
A médio prazo : Minha pós graduação.
A longo prazo : Dar entrada em uma casa própria.

Após esta etapa, devemos definir o quanto custa cada sonho e quanto tempo demoraremos para poupar esta quantia. 

Parece besteira, mas funciona. É só colocar nos seus próximos orçamentos, já como despesa.

Exemplo :

Sonho 1 : R$ 100
Sonho 2: R$150
Sonho 3 : R$ 240

E somar à eles as despesas fixas, que não temos como nos livrar... tipo alimentação, transporte, saúde e lazer. 

Bom, vem funcionando comigo. Quero muito ter minha casa e me sinto satisfeito sabendo que estou fazendo algo para ir em busca deste sonho. Ficar só se lamentando não nos faz chegar a lugar nenhum. É preciso muito esforço e a palavra chave : DISCIPLINA .

Resumindo... não adianta poupar, sem estipular metas e objetivos. Cairíamos na tentação de gastar o dinheiro na primeira oportunidade que aparecesse.

Mais informações, no site da DSOP.

7 pitacos nesse post.:

Não tenho a menor paciência para fazer isso.
Bjux

 

Rapha:

Parabéns querido e bons planejamentos...rs

Abraços.

 

O pinico que o diga, né... sr Wanderley ! kkkk

 

O planejamento já esta caminhando... vamos logo a ação!!! rsrsr...
PS: comprar livros para aprender a não gastar???? é um contrassenso!!! Baixe na net. rsrsrrs

Beijos

 

Eu sou muito, mas muito boa mesmo com planejamento, tanto que as pessoas sempre me pedem dicas, mas acho que é uma facilidade nata de lidar com isso, assim como tem os gastadores compulsivos que nunca tem nada, tem os planejadores econômicos que sempre conseguem se programar para atingir suas metas, eu sou uma dessas. Tudo meu é controlado numa planilha do excel, desde os pequenos aos grandes gastos e assim dá para tirar de um lugar para cobrir outro.

Mas acredito que mesmo a pessoa não nascendo com esse espirito econômico, ela possa desenvolver com cursos e com apoio de alguém.

Beijocas

 

Bacana sua atitude, afinal quem quer vai atrás, e nada melhor do que um bom planejamento.

 

Postar um comentário

Comentem sempre, sem moderação. Mas respeite meu ponto de vista, que respeitarei o seu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Denuncie a homofobia !

Contato

Sugestões, elogios ou críticas: me adicionem no MSN: raphael_martins_fy25@hotmail.com

O mesmo vale para o Facebook:

http://www.facebook.com/raphael.martins.399

Ou Skype :

raphaelmartinsfy

Só avisem que são leitores do blog ao adicionar, ok?

Abraço a todos.

Comentários... colaborem em seus blogs...

Adoro comentar no blog de vocês e que comentem no meu , pois cria uma interação maior entre os leitores. Quem não é de comentar, ao menos clique na caixinha se gostou ou não da postagem.

IMPORTANTE: POR FAVOR, NÃO DIFICULTEM OS COMENTÁRIOS NO BLOG DE VOCÊS...

Alguns blogs ainda tem aquelas letrinhas de confirmação pra quem quer comentar. Isso estressa e desestimula quem gosta de comentar, muitos desistem.
Peço encarecidamente que façam o teste: tentem comentar em seu próprio blog. Se aparecerem as benditas letrinhas vá em Painel ; Detalhes ; Comentários ; Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Não !!

Obrigado !!
Raphael Martins. Tecnologia do Blogger.