Forever Young

Viver para sempre ? Impossível. Viver bem ? Depende só de nós...

# Dan


Já devo ter falado por aqui diversas vezes que Closer é meu filme preferido. Um dos motivos é o elenco : perfeito. O segundo, é que há um personagem que pensa e age muito parecido comigo. Se chama Dan, interpretado pelo excelente ( and delicious ) Jude Law. 

** Quem não viu o filme, e pretende ver... não leia o restante deste post. Spoiler alert. :D

O filme começa com Dan encontrando uma desconhecida, chamada Alice ( Natalie Portman ). Parecia paixão à primeira vista. Ela se acidentou e ele a levou a um pronto socorro. Aos poucos, ele foi contando pra ela toda a sua vida. Ela, por outro lado, contava só aquilo que Dan lhe perguntava. 

Começaram a namorar. Ela, uma sem teto, andarilha. Ele, um escritor de obituários para um jornal local. Passaram a morar juntos. Dan achava que tinha o controle da situação. Entretanto, Alice sabia do que ele era capaz. 

A história mudou quando ele conheceu a fotógrafa Anna ( Julia Roberts ). Se apaixonou, como uma criança, e esqueceu por alguns momentos seu enorme sentimento por Alice, que notou a mudança de comportamento dele. 

Anna e Dan passaram a se encontrar, escondidos. Mesmo ela sabendo que ele era casado. Ele a perseguia. E quando ela dizia não, ele aprontava alguma. Chegou a entrar em uma sala de bate papo, se passando por ela para pregar-lhe uma peça. Larry ( Clive Owen ) acreditou que era uma mulher no chat e foi ao encontro dela. Dan o enviou exatamente para um local que ela estaria naquela tarde : um aquário. O que ele não esperava era que Larry e Anna acabassem ficando juntos. Ele pirou.

A relação dele com Alice não era mais a mesma. E pior : ele passou a querer destruir o namoro ( que já havia se transformado em casamento ) de Larry com sua amante. Não se perdoava por ser o responsável pelo relacionamento deles. 

Alice não aguentava mais a situação. Achava que ele foi longe demais. E sumiu. O deixou, sem se despedir. 

E Dan conseguiu, o que almejava naquele momento. Anna terminou o namoro com Larry e explicou que amava o escritor de obituários.

Dan e Anna, enfim tiveram um relacionamento sério. Aparentemente tudo ia bem. Mas a consciência dele pesava, pelo sumiço da garota andarilha. Anna, por sua vez, era uma mulher já madura, que sabia o que queria da vida.

Nosso protagonista queria muito que Anna conseguisse o divórcio com Larry. Ele queria que ela se desligasse completamente do rival. O dermatologista, ex marido de Anna usou este trunfo na manga até o fim. Concordou em dar o divórcio, mas em troca... queria fazer sexo com Anna pela última vez.

Foi o suficiente. Anna concordou. Transou com Larry, em troca da sua liberdade. Mas voltou mudada. Dan percebeu isso no seu olhar e ficou furioso. Se separaram. O plano de Larry funcionou, perfeitamente.

Quando se viu sozinho, a primeira coisa que Dan fez foi procurar Alice, por toda a parte. Achou que ela estaria esperando por ele. 

Porém, antes disso... quando ainda estava com Anna... houve um encontro entre Larry e Alice. Ela trabalhava como stripper. Dançou para ele. O filme não mostra se os dois chegaram a fazer sexo. Ficou a dúvida no ar... a ser interpretada por quem assistir a película.

No auge do desespero, Dan procurou Larry. Queria Anna de volta. O rival tripudiou dele, mas ainda lhe deu uma dica : que procurasse Alice. Sabia onde encontrá-la. Numa boate próxima dali. Para acabar de vez com o orgulho de Dan, Larry confessou que transou com Alice. Só para ferrá-lo.

Alice e Dan

Ele saiu cabisbaixo do consultório. Mas foi até Alice. Eles voltaram a namorar. Parecia que tudo terminaria bem. Dan com Alice e Anna com Larry. Porém, a obsessão de Dan pela verdade, sempre, estragou tudo.

Dan insistia em saber o que aconteceu entre ela e Larry, na boate de stripper. Se houve sexo. Ela insistia que não. Ele não acreditava. E continuou envenenando a relação com essa dúvida.

Disse que a amava. Ela disse que não o amava mais. E sumiu, outra vez.

Ele achou que a conhecia, que estava sob seu domínio, mas era tudo uma ilusão.

No fim, ele descobre que não sabia nem o verdadeiro nome dela. Ela se chamava Jane, e partiu sem destino certo. Pronta para um recomeço.

*** Cansei de cometer os erros de Dan. Querer saber sempre a verdade, acima de tudo. Nem sempre a verdade deve vir à tona. Ela pode nos ferir, de forma brutal. Também costumo acreditar demais nas pessoas, quando na verdade elas só nos mostram o que querem ( não necessariamente o que são ).

Enfim... este é meu filme favorito. Quando me sinto melancólico, pego este DVD e assisto e analiso as atitudes de Dan. Uma obra de arte. Um filme extremamente realista.

Não confundam melancolia com tristeza.



9 pitacos nesse post.:

tb gosto muito deste filme ... definitivamente muito bom ...

 

Nossa me deu um cansaço de ler essa história, acho que o mesmo que tive quando assisti esse filme que dormi na metade. Desculpa, foi mal.. rs

Beijocas

 

Esse filme é muito bom na minha opinião, pois ele usa e abusa do quanto o ser humano pode ser doentio e masoquista. Acho o máximo!

 

Adoro o personagem da Natalie Portman nesse filme! O filme todo é genial, alias...

Saudades de vc, Catatau!

Desculpe comentar como anonimo, to com preguiça de logar na minha outra conta do google!

Até!

 

Esse filme é um saco, não aguentei ir até o final.
Bjux

 

Raphael:

Uma vez comecei a assistí-lo e acabei dormindo...hehehe soudesses...sorry..rs

Beijo meu amigo e lindo fim de semana.

 

Sabe que eu não sei se gosto desse filme! Como deu pra ver ele divide opiniões, né? Hugz!

 

É por isso que eu adoro este filme. É do tipo ame ou odeie. A maioria dos que odeiam, é pq não tem estômago pra digerí-lo. É algo demorado. E muitas pessoas se negam a assistir a realidade na telona. :D

 

Esse foi uma surpresa tão agradável pra mim. Assisti sem pretensão e acabei amando!
Seguindo :)

 

Postar um comentário

Comentem sempre, sem moderação. Mas respeite meu ponto de vista, que respeitarei o seu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Denuncie a homofobia !

Contato

Sugestões, elogios ou críticas: me adicionem no MSN: raphael_martins_fy25@hotmail.com

O mesmo vale para o Facebook:

http://www.facebook.com/raphael.martins.399

Ou Skype :

raphaelmartinsfy

Só avisem que são leitores do blog ao adicionar, ok?

Abraço a todos.

Comentários... colaborem em seus blogs...

Adoro comentar no blog de vocês e que comentem no meu , pois cria uma interação maior entre os leitores. Quem não é de comentar, ao menos clique na caixinha se gostou ou não da postagem.

IMPORTANTE: POR FAVOR, NÃO DIFICULTEM OS COMENTÁRIOS NO BLOG DE VOCÊS...

Alguns blogs ainda tem aquelas letrinhas de confirmação pra quem quer comentar. Isso estressa e desestimula quem gosta de comentar, muitos desistem.
Peço encarecidamente que façam o teste: tentem comentar em seu próprio blog. Se aparecerem as benditas letrinhas vá em Painel ; Detalhes ; Comentários ; Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Não !!

Obrigado !!
Raphael Martins. Tecnologia do Blogger.